Rosimary Parra
Musicista com bacharelado em Violão e Mestrado em Música pelo Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista, com cursos de especialização na área de interpretação violonística e música antiga, realizados na Espanha e Itália.
Tem atuado como intérprete em diversas formações camerísticas e como solista ao violão e instrumentos antigos de cordas dedilhadas – alaúde, vihuela, guitarra barroca e teorba.
Integra o grupo de música antiga Il Dolce Ballo (SP) com o qual gravou dois CDs: Amor e Devoção – música ibérica dos séculos XIII ao XVI (2003) e Ecco la Primavera (2012).
Destacam-se também trabalhos realizados com os grupos Quadro Antiquo (RJ), Capela Ultramarina dirigido por Fábio Vianna Perez, Musicaplena dirigido por Anna Maria Kieffer, Música Antiga da UFF (Niterói RJ) e Orquestra Arte Barroca direção de Paulo Henes, além de sua atuação em Duo Canto e Violão com o barítono Sandro Bodilon.
Em atuações camerísticas realizou concertos no Brasil e exterior – Portugal, Espanha e Praga (Rep. Tcheca) – por diversos projetos de circulação musical tais como Música no Museu, FUNCULTURA de Pernambuco, SESI e CCBB.
Apresentou o concerto “A canção brasileira e seus antecedentes ibéricos” com o Duo Cantares – canto e violão, no Conservatório de Lugo, Galícia (Espanha) e ministrou masterclasses para alunos do curso de violão do mesmo Conservatório, projeto este realizado com auxílio do programa de apoio do Ministério da Cultura do Brasil (2008).
Recentemente esteve ministrando masterclass na Espanha para alunos do Conservatorio Superior de Música de Castilla la Mancha na cidade de Albacete – dezembro 2018. Na mesma cidade realizou recital de música brasileira para dois violões com o violonista Eder Franscisco.
Em janeiro de 2019 ainda na temporada espanhola ministrou masterclass para alunos do Conservatorio Profesional de Musica Manuel Quiroga na cidade de Pontevedra (Galícia).
Realizou concertos como solista nas séries de Cordas de Dedilhadas do SESC Carmo (2013), Série Formas do violão do SESC Pinheiros (2014) e Série de Cordas Dedilhadas do SESC Vila Mariana (2015).
Em suas atividades pedagógicas destaca-se a atuação como professora de violão clássico e práticas camerísticas na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP).